PT
BR
Pesquisar
Definições



guerreia

A forma guerreiapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de guerrearguerrear] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de guerrearguerrear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
guerrearguerrear
( guer·re·ar

guer·re·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Fazer guerra contra algo ou alguém. = COMBATER, LUTAR


verbo transitivo e pronominal

2. Estar em oposição ou em conflito. = ENFRENTAR

etimologiaOrigem etimológica: guerra + -ear.
guerreiaguerreia

Auxiliares de tradução

Traduzir "guerreia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



A frase Oh mãe, venha cá depressa! está incorrecta?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a interjeição oh é usada para exprimir alegria, espanto, dor, repugnância ou para reforçar outro tipo de sentimento, pelo que, na frase que refere, o uso dessa interjeição não é adequado. Nestes casos, deverá ser usado o determinante apelativo ó, que antecede geralmente substantivos, pronomes pessoais ou possessivos e funciona com valor de vocativo, pois introduz interpelações ou chamamentos. Assim, a frase correcta será: Ó mãe, venha cá depressa!