PT
BR
Pesquisar
Definições



gratificações

A forma gratificaçõespode ser [derivação feminino plural de gratificargratificar] ou [feminino plural de gratificaçãogratificação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gratificargratificar
( gra·ti·fi·car

gra·ti·fi·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dar uma gratificação.


verbo intransitivo

2. Dar graças a.

3. Mostrar-se reconhecido.

etimologiaOrigem etimológica:latim gratificor, -ari, tornar-se agradável a, favorecer, felicitar.
gratificaçãogratificação
( gra·ti·fi·ca·ção

gra·ti·fi·ca·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de gratificar.

2. Recompensa pecuniária que se dá além do pagamento do serviço prestado. = BRINDE, ESPÓRTULA, GORJETA

etimologiaOrigem etimológica:gratificar + -ção.
gratificaçõesgratificações

Auxiliares de tradução

Traduzir "gratificações" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Tenho, há algum tempo, uma "discussão" com uma amiga relativamente à palavra "espilro". Eu digo que esta palavra existe há muito, muito tempo, ao passo que a minha amiga diz que só passou a existir segundo o novo acordo ortográfico. Podem ajudar a esclarecer-nos?
Não encontrámos uma datação para a palavra espilro, mas esta palavra (e o verbo de que deriva regressivamente, espilrar), provém de uma epêntese em espirro (espirro > espilro) e não terá com certeza surgido como consequência do novo Acordo Ortográfico. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) regista espilrar e espilro, afirmando que se trata de um registo popular. Idêntica informação é fornecida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.