Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

grano

granograno | n.
1ª pess. sing. pres. ind. de granargranar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

grano grano


nome

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

gra·nar gra·nar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Dar forma de grão a.

verbo intransitivo

2. Desenvolver-se em grãos (o milho).

3. Estar na adolescência.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "grano" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Noções que têm de ser entendidas, é bem de ver, cum grano salis … conquanto na doutrina, em geral, outras concepções se perfilem

Em De Rerum Natura

O Aeroporto Grano de Oro foi fechado para sempre e em seu lugar atualmente no antigo edifício...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Siguieron alimentando a la plebe de Roma trayendo grano y aceite desde el último rincón de su territorio..

Em Luiz Martins

...el proceso del café: desde las condiciones para su cultivo, la flor, cuando el grano esta maduro, y las etapas de secado y tostado..

Em Luiz Martins

En las stanitsas los más se oponían a las requisas de grano que realizaban los bolcheviques y defendían con celo su individualismo y tradiciones frente al...

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O que quer dizer metrossexual?
O termo metrossexual (neologismo formado a partir de metropolitano + heterossexual) foi, ao que consta, usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor britânico Mark Simpson, para designar um homem heterossexual, entre os 25 e os 45 anos, que vive nas grandes cidades (metrópoles), dotado de um acentuado sentido estético que se reflecte no seu aspecto físico e no seu estilo de vida, com tempo e dinheiro para gastar em roupas de marca, produtos de beleza e até cirurgia estética. O futebolista David Beckham é apontado como o metrossexual por excelência.



O plural de DVD é DVDs ou DVD's?
A sigla DVD poderá ser usada com a mesma forma para o singular e para o plural (ex.: um DVD, dois DVD) e é esta a opção considerada mais aconselhável.

Uma sigla é um conjunto formado pelas letras iniciais de várias palavras (ex.: DVD = Digital Versatile Disc), usado como uma única palavra pela soletração das letras que o compõem. Como tal, pode também corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (EUA, por exemplo, é uma sigla que corresponde a um plural, Estados Unidos da América, sem que seja necessário uma marca dessa flexão). Por este motivo, poderá considerar-se que não há razão lógica para acrescentar um esse (-s) à sigla referida.

No entanto, é muito usual o uso das marcas de flexão nominal em alguns casos, nomeadamente com adjunção de -s no final (ex.: DVDs). Tal uso, não sendo rejeitado pelas regras de ortografia portuguesa (os acordos ortográficos são omissos nesse aspecto), parece resultar da função nominal destas palavras, a que se associa o -s como marca de flexão em número.

O apóstrofo ou plica a anteceder o -s (ex.: *DVD’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.


pub

Palavra do dia

fa·u·len·to |a-ù|fa·u·len·to |a-ù|


(faúla + -ento)
adjectivo
adjetivo

Que lança faúlas ou fagulhas. = FAGULHENTO, FAULHENTO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/grano [consultado em 08-12-2021]