Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

genética

genéticagenética | n. f.
fem. sing. de genéticogenético
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ge·né·ti·ca ge·né·ti·ca


nome feminino

1. Ciência da hereditariedade cujas primeiras leis foram descritas por Mendel em 1865, e que estuda a transformação dos caracteres anatómicos, citológicos e funcionais dos pais para os filhos.


genética das populações
Parte da biologia que estuda as características genéticas das populações (polimorfismo, estrutura genética, selecção e mutações).


ge·né·ti·co ge·né·ti·co


adjectivo
adjetivo

1. Relativo à genética, aos genes.

2. [Filosofia]   [Filosofia]  Relativo à sucessão lógica, à filiação de ideias entre si.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "genética" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...de Aurélio Quintanilha (discurso proferido em Homenagem a Aurélio Quintanilha pela Sociedade Portuguesa de Genética , Brotéria Ciências Naturais, 1975 (republicado na Brotéria Genética , em 1993, nº1-2), nº...

Em Almanaque Republicano

questão de genética e sorte, talvez também de cautela ao atravessar a rua e encolher os ombros...

Em TEMPO CONTADO

O nariz tem grande diferença em relação à genética da pessoa..

Em Caderno B

E o produtor está vendo ali o melhor cenário para expor a sua genética ..

Em Caderno B

...Auguste revelou que se tratava de um dos raros casos de doença com origem genética , que se manifesta antes dos 65 anos..

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.




Qual o plural de "cor de laranja"?
A locução cor de laranja pode ser usada como adjectivo ou como substantivo masculino, como pode verificar no Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa.

Como adjectivo, a locução não flexiona, sendo usada a mesma forma para o masculino e para o feminino, tanto no singular como no plural (ex.: casaco cor de laranja; blusa cor de laranja; sandálias cor de laranja; sapatos cor de laranja).

Como substantivo masculino (ex.: o cor de laranja fica-lhe bem), a locução admite a forma plural cores de laranja (ex.: era grande a diversidade de cores de laranja).

A explicação acima aplica-se também ao substantivo cor-de-rosa (hifenizado com ou sem a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), que não admite flexão como adjectivo (ex.: fitas cor-de-rosa), mas flexiona como substantivo (ex.: o artigo existe em vários cores-de-rosa diferentes). No entanto, é de referir que os dicionários e vocabulários brasileiros consultados consagram a classificação de substantivo masculino de dois números para cor-de-rosa, o que quer dizer que no Brasil o substantivo é invariável (ex.: o artigo existe em vários cor-de-rosa diferentes). A mesma lógica poderá ser aplicada à locução cor de laranja no português do Brasil.

pub

Palavra do dia

ra·vi·o·lo ra·vi·o·lo


(italiano raviolo)
nome masculino

1. [Culinária]   [Culinária]  Pequeno pastel, geralmente quadrado, de massa alimentícia com recheio finamente picado.


raviolos
nome masculino plural

2. [Culinária]   [Culinária]  Prato confeccionado com essa massa. = RAVIÓIS


SinónimoSinônimo Geral: RAVIÓLI

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/gen%C3%A9tica [consultado em 19-09-2021]