PT
BR
Pesquisar
Definições



garça-nocturna-japonesa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
garça-nocturna-japonesagarça-noturna-japonesagarça-noturna-japonesa
( gar·ça·-noc·tur·na·-ja·po·ne·sa gar·ça·-no·tur·na·-ja·po·ne·sa

gar·ça·-no·tur·na·-ja·po·ne·sa

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Gorsachius goisagi) da família dos ardeídeos. = GORAZ-JAPONÊS

etimologiaOrigem etimológica: garça + nocturna, feminino de nocturno + japonesa, feminino de japonês.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: garça-noturna-japonesa.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: garça-nocturna-japonesa.
grafiaGrafia no Brasil:garça-noturna-japonesa.
grafiaGrafia em Portugal:garça-nocturna-japonesa.
garça-nocturna-japonesagarça-nocturna-japonesa

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.