PT
BR
Pesquisar
Definições



garrettiana

A forma garrettianapode ser [feminino singular de garrettianogarrettiano] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
garrettianagarrettiana
( gar·ret·ti·a·na

gar·ret·ti·a·na

)


nome feminino

Colecção das obras de Almeida Garrett (1799-1854), escritor português, dos livros que se referem a essas obras ou ao escritor.

etimologiaOrigem etimológica: feminino de garrettiano.
garrettianogarrettiano
|èt| |èt|
( gar·ret·ti·a·no

gar·ret·ti·a·no

)


adjectivoadjetivo

1. [Literatura] [Literatura] Relativo a Almeida Garrett (1799-1854), escritor português, à sua obra ou ao seu estilo.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. [Literatura] [Literatura] Que ou quem admira ou se dedica ao estudo e à investigação da obra de Almeida Garrett.

etimologiaOrigem etimológica: [Almeida] Garrett, antropónimo + -iano.
garrettianagarrettiana

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.