PT
BR
Pesquisar
Definições



garageiras

A forma garageirasé [feminino plural de garageirogarageiro].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
garageirogarageiro
( ga·ra·gei·ro

ga·ra·gei·ro

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem é proprietário ou encarregado de uma garagem. = GARAGISTA

2. Que ou quem toca, ensaia ou produz música em garagem ou espaço semelhante (ex.: banda garageira; som garageiro).


adjectivoadjetivo

3. Relativo a garagem. = GARAGISTA

4. Que é tocado, ensaiado ou produzido em garagem ou se assemelha à música rock feita em garagens (ex.: rock garageiro; som garageiro).

etimologiaOrigem etimológica:garag[em] + -eiro.

garageirasgarageiras

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).