PT
BR
Pesquisar
Definições



galrearmos

A forma galrearmospode ser [primeira pessoa plural do futuro do conjuntivo de galreargalrear] ou [primeira pessoa plural infinitivo flexionado de galreargalrear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galreargalrear
( gal·re·ar

gal·re·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Começar a emitir sons de fala ou semelhantes à fala (ex.: a criança já galreia). = BALBUCIAR

2. Chilrear, gorjear.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: GALREJAR

etimologiaOrigem etimológica:galr[ar] + -ear.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Os nomes próprios têm plural: ex. A Maria, as Marias?
Os nomes próprios de pessoa, ou antropónimos, também podem ser flexionados no plural, designando várias pessoas com o mesmo prenome (No ginásio há duas Marias e quatro Antónios) ou aspectos diferentes de uma mesma pessoa/personalidade (Não sei qual dos Joões prefiro: o João aventureiro que começou a empresa do zero, e que vestia calças de ganga, ou o João empresário de sucesso, que só veste roupa de marca).
Os nomes próprios usados como sobrenome podem igualmente ser flexionados no plural. Neste caso, convergem duas práticas: a mais antiga, atestada no romance Os Maias de Eça de Queirós, pluraliza artigo e nome próprio (A casa dos Silvas foi vendida) e a mais actual pluraliza apenas o artigo (Convidei os Silva para jantar).




As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.