PT
BR
Pesquisar
Definições



fábrica

Será que queria dizer fabrica?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fábricafábrica
( fá·bri·ca

fá·bri·ca

)


nome feminino

1. Acto ou efeito. = FABRICAÇÃO, FABRICO

2. Trabalho.

3. Construção de um edifício. = EDIFICAÇÃO

4. Grande edifício.

5. Estrutura, forma.

6. Maquinismo engenhoso.

7. Estabelecimento onde se fabrica alguma coisa ou se prepara algum produto.

8. Pessoal que trabalha numa fábrica.

9. Receita ou rendas de uma igreja ou a sua administração.

10. [Figurado] [Figurado] Causa, origem (de um acontecimento).

11. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] [Portugal: Beira, Trás-os-Montes] Amanho, cultivo.

etimologiaOrigem etimológica:latim fabrica, -ae, profissão de artífice, fabricação, ardil, oficina.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fábrica" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Avó, bisavó e trisavó (para só referir o feminino) constam dos dicionários e empregam-se com frequência. Mas eu já tive de referir antepassados mais recuados e utilizei, respectivamente, tetravó, pentavó, hexavó, heptavó, octavó, nonavó, decavó, undecavó e dodecavó. Estará correcto? E se quisesse continuar, como deveria chamar à 13ª, 14ª e 15ª avó?
Com efeito, na denominação de antepassados directos, nomeadamente dos avós, os dicionários de língua portuguesa consultados não vão além de bisavô, trisavô e tetravô/tataravô. Todavia, com o desenvolvimento dos estudos em genealogia surgiu a necessidade de nomear parentes mais afastados, o que pode levar a uma formação erudita análoga, por exemplo, à dos sólidos geométricos, cuja designação é obtida a partir de prefixos gregos ou latinos que designam os numerais cardinais (ex.: pentaedro, hexaedro, heptaedro, etc.). Assim, para além de avó, bisavó (2ª), trisavó (3ª), tetravó/tataravó (4ª), seria possível obter pentavó (5ª), hexavó (6ª), heptavó (7ª), octavó (8ª), nonavó [ou eneavó] (9ª), decavó (10ª), hendecavó [ou undecavó] (11ª), dodecavó (12), tridecavó (13ª), tetradecavó (14ª), pentadecavó (15ª), hexadecavó (16ª), heptadecavó (17ª), octadecavó (18ª), eneadecavó [ou nonadecavó] (19ª), icosavó (20ª). Hipoteticamente, seria possível formar designações ainda mais recuadas como triacontavó (30ª), pentacontavó (50ª) ou heptacontavó (70ª).