Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fuças

fem. pl. de fuçafuça
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fu·ça fu·ça


(talvez redução e alteração de focinho)
nome feminino

1. [Informal]   [Informal]  Parte da cabeça de certos animais que se compõe das ventas, boca e queixo. = FOCINHO

2. [Informal, Depreciativo]   [Informal, Depreciativo]  Parte da cabeça que corresponde à cara (ex.: olha que levas nessas fuças). [Mais usado no plural.] = VENTAS

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "fuças" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Claro que Smith estava louco para rebentar com as fuças a Dempsey, estando-se absolutamente nas tintas para as convenções criadas para esses espetáculos semi-forjados..

Em O INDEFECTÍVEL

Gasolina portuguesa é a 15.ª mais cara em todo o mundo. Brilhante. Agradeçam aos parasitas e vermes. Decididamente os portugueses são «Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião…

Em CP - Cromos de Portugal

Desestremunhei-me com chapadas de água fria nas fuças , cafeíno-nicotinei-me logo de seguida, de imediato pronto para

Em daniel abrunheiro

...ao cúmulo, duma jogadora do Benfica ser agredida, com o jogo parado, mesmo nas fuças da árbitra, e esta mostrar Amarelo à jogadora do

Em O INDEFECTÍVEL

Há quanto tempo não se viam as fuças de um terrorista na televisão..

Em GLADIUS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: nos dicionários de Francês/Português a palavra quiche é substantivo masculino (le quiche). Mas quando a aplicamos num texto em português, é correcto escrever-se o quiche ou a quiche?
Segundo os vários dicionários monolingues de francês consultados (por exemplo, o Petit Robert e o Trésor de la Langue Française), a palavra quiche é, em francês, substantivo feminino. Aparentemente, a atribuição do género masculino em francês trata-se de um erro de classificação no dicionário bilingue que consultou.

Os dicionários de português que registam a palavra quiche optam por classificá-la como substantivo feminino (Dicionário Aurélio e Dicionário de Usos do Português do Brasil) e como substantivo de dois géneros (Dicionário Houaiss). No entanto, é possível considerar, pelas ocorrências em corpora e em motores de pesquisa da internet, que a palavra quiche é usada como substantivo feminino maioritariamente no português de Portugal. No português do Brasil, verifica-se uma maior oscilação entre o género feminino e o masculino.

pub

Palavra do dia

sal·-ge·ma |ê|sal·-ge·ma |ê|


nome masculino

[Mineralogia]   [Mineralogia]  Sal comum fossilizado, extraído de depósitos naturais (ex.: mina de sal-gema). = HALITE

Plural: sais-gema ou sais-gemas.Plural: sais-gema ou sais-gemas.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fu%C3%A7as [consultado em 27-06-2022]