Significado de fumar-me-eis

    A forma fumar-me-eispode ser [infinitivo de fumarfumar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de fumarfumar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de fumarfumar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de fumarfumar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de fumarfumar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    fumarfumar
    ( fu·mar

    fu·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Aspirar e expirar o fumo de.

    2. Expor ao fumo.

    3. Conservar ou preparar para consumo pela ação; curar no fumeiro. = DEFUMAR

    4. Dar a fumagem à prata; dourar a prata.

    verbo intransitivo

    5. Lançar fumo. = FUMEGAR

    6. Exalar vapores.

    7. Ser fumador.

    8. Aspirar e expirar o fumo de cigarro, charuto, cahimbo ou afim.

    9. [Figurado] [Figurado] Sentir ou manifestar fúria ou irritação. = ENCOLERIZAR-SE, ENFURECER-SE, FUMEGAR, INFLAMAR-SE, IRRITAR-SE

    etimologiaOrigem:latim fumo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "fumar-me-eis" para: Espanhol Francês Inglês

    Parecidas

    Esta palavra no dicionário

    fumarento | adj.

    Que deita fumo ou fumarada....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "fumar-me-eis" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?


      Em pesquisa no Dicionário Priberam sobre a palavra "transsexualidade" reparei que me é sugerida a forma "transexualidade" e reparei que pode haver sugestão de inclusão de palavra que não conste no dicionário. Venho então sugerir, e questionar sobre o uso correto da palavra, que transsexualidade e seus derivados sejam incluídos neste dicionário. Já encontrei diversas vezes uso de transsexualidade, inclusive no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (2004), que indica as duas palavras como corretas, seja "transexualidade", seja "transsexualidade". Com efeito, toda a vida tenho ouvido a palavra como /trâns-sèxuál/ e são raras as vezes que oiço /trâncèxuál/. Daí acreditar que a forma correta de se escrever a palavra, ou pelo menos aceitável, é a de a escrever com dois esses. Se eu escrever a palavra com um esse soa-me mal, pois eu não a pronuncio dessa forma. Poderão ajudar-me com esta questão? E será possível a inclusão de "transsexual"?