PT
BR
Pesquisar
Definições



franja

A forma franjapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de franjarfranjar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de franjarfranjar], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
franjafranja
( fran·ja

fran·ja

)


nome feminino

1. Obra de passamanaria constituída por fios, torcidos ou não, para guarnecer peças de vestuário, estofos, etc.

2. [Figurado] [Figurado] Objecto recortado e pendente como uma franja.

3. Parte do cabelo, geralmente liso e curto, que cobre a testa, total ou parcialmente, em toda a largura. = MARRAFA

4. [Botânica] [Botânica] Membrana dentada e elástica de alguns musgos.

5. [Gíria] [Gíria] Mentira.

franjas


nome feminino plural

6. Arrebiques de linguagem. = FLOREADOS

7. Os aderentes de um partido político.


em franja

Em farrapos.

franjarfranjar
( fran·jar

fran·jar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ornar com franja.

2. Desfiar para lhes fazer a franja (ex.: franjar o tecido).

3. Rendilhar.

4. [Figurado] [Figurado] Adornar com excesso.

5. Tornar garrido.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: FRANJEAR

etimologiaOrigem etimológica:franja + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "franja" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.