PT
BR
Pesquisar
Definições



fo-fo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fofofofo
|ô| |ô|
( fo·fo

fo·fo

)


adjectivoadjetivo

1. Que cede à pressão. = MOLEDURO, RIJO

2. [Figurado] [Figurado] Que alardeia prosápia. = VAIDOSO

3. [Informal] [Informal] Que é bonito, meigo ou que suscita ternura ou afecto. = AMOROSO, QUERIDO


nome masculino

4. [Vestuário] [Vestuário] Saliência decorativa formada pelo tecido. (Mais usado no plural.) = TUFO

5. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Cama, leito.

vistoPlural: fofos |ô|.
etimologiaOrigem etimológica:origem onomatopaica.
iconPlural: fofos |ô|.
Confrontar: fogo.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.