PT
BR
Pesquisar
Definições



fiduciário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fiduciáriofiduciário
( fi·du·ci·á·ri·o

fi·du·ci·á·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. [Pouco usado] [Pouco usado] Que revela confiança ou fidúcia (ex.: relação fiduciária).

2. Que depende da confiança ou da reputação e não do seu valor material (ex.: moeda fiduciária; títulos fiduciários). = FIDUCIAL

3. Que representa ou age em nome de outrem (ex.: agência fiduciária; agente fiduciário; empresa fiduciária).

4. [Direito] [Direito] Que tem transferidos para si ou faz parte da transmissão de direitos ou bens de outrem (ex.: alienação fiduciária; propriedade fiduciária).

5. [Direito] [Direito] Que está sujeito a fideicomisso, disposição testamentária em que um herdeiro ou legatário é encarregado de conservar e, por sua morte, transmitir a outrem a sua herança ou o seu legado (ex.: herdeiro fiduciário; legado fiduciário; vínculo fiduciário).


nome masculino

6. [Direito] [Direito] Credor que tem a propriedade de um bem de outrem, o fiduciante.

7. [Direito] [Direito] Aquele que recebe o encargo de um fideicomisso. = FIDEICOMISSÁRIO

etimologiaOrigem etimológica:fidúcia + -ário.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fiduciário" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.