Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

faquirismo

faquirismofaquirismo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fa·qui·ris·mo fa·qui·ris·mo


nome masculino

1. Condição de faquir.

2. Acto de faquir.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "faquirismo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...da Trupe de Dois (Fortaleza), encenam “El Fackir ”, número inspirado nas práticas do faquirismo e supostas magias clássicas..

Em www.sganoticias.com.br

...Arábias”, a 22 de julho, e à qual não faltaram de Dança do Ventre, Faquirismo e Magia Oriental, que encantaram e surpreenderam os espetadores..

Em bloguedominho.blogs.sapo.pt

...e que conta com uma animação diversificada e momentos únicos de Dança do Ventre, Faquirismo e Magia Oriental..

Em bloguedominho.blogs.sapo.pt

...DAS 17h BONECOS PALHAÇOS RECITAÇÃO DE POESIAS FANTOCHES O HOMEM BANDA CIRCO PICOLINO EQUILIBRISMO FAQUIRISMO MÁGICAS ILUSIONISMO GRUPO MUSICAL RAMANTXADUS (CABO VERDE - ÁFRICA)

Em Cidade

­no­gra­fia do de­ath me­tal e ele­men­tos do fa­qui­rismo e do ocultismo..

Em www.bitaites.org
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/faquirismo [consultado em 27-10-2021]