Significado de extremar-no-los

    A forma extremar-no-lospode ser [infinitivo de extremarextremar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de extremarextremar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de extremarextremar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de extremarextremar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de extremarextremar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    extremarextremar
    |eis| ou |es| |eis| ou |es|
    ( ex·tre·mar

    ex·tre·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Exaltar.

    2. Assinalar.

    3. Sublimar.

    4. Tornar extremo ou radical (ex.: extremar posições). = RADICALIZAR

    etimologiaOrigem:extremo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: estremar.

    Esta palavra no dicionário

    amplo | adj.

    Vasto em extremo....


    estremado | adj.

    Perfeito; sublime; apropriado; seleto, extraordinário....


    estreme | adj. 2 g.

    Muito puro ou sem mistura....


    inanido | adj.

    Em estado de fraqueza extrema, geralmente por falta de alimentação....


    preexcelente | adj. 2 g.

    Excelente em extremo, superior a tudo....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "extremar-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Relativamente à resposta 3416 ("plural de pixel/píxel") há uma questão que não está a ser respeitada e é importante. Pixel é uma unidade e, cientificamente falando, unidades não têm plural por isso não deveria ser nem pixels nem píxeis, mas Pixel. É comum usar plural em unidades comuns como o metro, mas não quer dizer que esteja correcto, afinal também é comum dizer a grama em vez de o grama. Se aprendemos a dizer 10Newton, 20Hertz, 40Tesla, porque não podemos aprender 10 metro ou 20 Pixel?