PT
BR
Pesquisar
Definições



extração

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
extracçãoextraçãoextração
|àç| |àç| |àç|
( ex·trac·ção ex·tra·ção

ex·tra·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de extrair.

2. Separação de uma substância do corpo de que formava parte.

3. Arrancamento.

4. Sorteio.

5. Consumo, venda, procura.

6. Obtenção da raiz de um número.

7. [Galicismo] [Galicismo] Procedência, família, estirpe.

etimologiaOrigem etimológica:latim extractio, -onis.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: extração.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: extracção.
grafiaGrafia no Brasil:extração.
grafiaGrafia em Portugal:extracção.
extraçãoextração


Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Pode-se utilizar a palavra exigencial? Ex.: selecção exigencial de componentes.
Apesar de o adjectivo exigencial não se encontrar registado em nenhum dos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, ele encontra-se bem formado a partir da aposição do sufixo -al ao substantivo exigência, pelo que o seu uso é possível e até muito frequente, como o revelam pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet, especialmente em contextos relativos às áreas da construção e da engenharia civil, com o significado “que é relativo a ou que envolve uma exigência” (ex.: fizeram uma selecção exigencial dos novos materiais).