PT
BR
Pesquisar
Definições



explodidas

A forma explodidasé [feminino plural particípio passado de explodirexplodir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
explodirexplodir
|eis| ou |es| |eis| ou |es|
( ex·plo·dir

ex·plo·dir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Fazer explosão.

2. Rebentar; ir pelos ares.

3. [Figurado] [Figurado] Expandir-se ruidosamente.

4. Acabar por perder a paciência e vociferar.

etimologiaOrigem etimológica:latim explodo, -ere ou explaudo, -ere, repelir, rejeitar, desaprovar batendo palmas, apupar, expulsar, condenar.
explodidasexplodidas

Auxiliares de tradução

Traduzir "explodidas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.




Tenho procurado em dicionários, perguntado para professores universitários, e ninguém consegue me dizer o nome dessa letrinha que vemos normalmente em razões sociais de empresas. Gostaria muito de saber. A letra ou símbolo é &. E muito misteriosa, pois todos sabem o que é, e ninguém sabe dizer seu nome e/ou origem.
O sinal gráfico & é frequentemente denominado em português e comercial, pois é usado para representar a conjunção copulativa e. Este sinal tem como origem a conjunção latina et (que quer dizer ‘e’) que se transformou num só símbolo gráfico na estenografia romana.