Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

exitar

exitarexitar | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·xi·tar |z|e·xi·tar |z|


(êxito + -ar)
verbo intransitivo

Ter sucesso.

Confrontar: hesitar.
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...atenção para uma incorrecção que fiz no meu post de ontem: onde escrevi " exitar " deveria ter escrito " hesitar "..

Em vaiagoraoununca.blogs.sapo.pt

...uma próxima vez, nem segundas oportunidades, por isso muitas vezes temos de decidir sem exitar , é o vai agora ou nunca..

Em vaiagoraoununca.blogs.sapo.pt

...preto, era um sonho que eu sempre tive, fiquei feliz que todas toparam sem exitar “..

Em casarei.net

...deveacampar suas ações para atender as demandas prioritárias, como saúde, educaçãoe infraestrutura, mas sem exitar , deve partir para o enfrentamento de questõescomplexas que perduram ou perturbam a sociedade..

Em www.holdenarruda.com.br

Se eu tivesse o poder de trocar de posicao contigo, te-lo-ia feito, sem exitar Essa

Em seisanosdepois.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.

pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/exitar [consultado em 28-11-2022]