PT
BR
Pesquisar
Definições



exfiltração

A forma exfiltraçãopode ser [derivação feminino singular de exfiltrarexfiltrar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
exfiltraçãoexfiltração
( ex·fil·tra·ção

ex·fil·tra·ção

)


nome feminino

Acto ou efeito de exfiltrar ou de se exfiltrar (ex.: exfiltração de água subterrânea e subsuperficial; exfiltração de dados).

etimologiaOrigem etimológica: exfiltrar + -ção.
exfiltrarexfiltrar
( ex·fil·trar

ex·fil·trar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Deixar passar para fora ou sair (ex.: exfiltrar água; a nascente deixou de exfiltrar devido a escassez hídrica).


verbo transitivo

2. Retirar furtivamente algo ou alguém de uma comunidade, de um grupo, de uma região ou de um espaço, geralmente depois de uma missão ou no âmbito de uma operação especial (ex.: exfiltrar uma unidade militar).

3. [Informática] [Informática] Retirar de forma ilegal ou não autorizada informação de um computador ou de um sistema informático (ex.: exfiltrar dados).

etimologiaOrigem etimológica: ex- + filtrar.
exfiltraçãoexfiltração

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



o primeiro "e" de brejeiro é aberto ou fechado?
De acordo com os dicionários de língua portuguesa que registam a transcrição fonética das palavras, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro e de brejeiro lê-se [ɛ], como o e aberto de vela ou neto.

No português de Portugal é comum a elevação e centralização das vogais átonas, como por exemplo a alteração da qualidade da vogal [ɛ] para [i] em pesca > pescar ou vela > veleiro, mas há palavras que mantêm inalterada a qualidade da vogal, sendo este o caso de brejeiro, que mantém a qualidade do e da palavra brejo.




Escreve-se interdisciplinaridade ou interdisciplinariedade? Também tenho dúvidas se devo escrever pré-estabelecidas ou preestabelecidas.
A forma correcta é interdisciplinaridade, como poderá confirmar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esta palavra resulta da aposição do prefixo inter- ao substantivo disciplinaridade, que, por sua vez, deriva da junção do sufixo -idade ao adjectivo disciplinar. A terminação -iedade não é um sufixo produtivo em português, pelo que a forma *interdisciplinariedade não se considera bem formada; as palavras terminadas em -iedade resultam normalmente da aposição do sufixo -edade a um adjectivo com a terminação átona -io (ex.: arbitrário > arbitrariedade; solidário > solidariedade) ou derivam directamente do latim (ex.: propriedade < latim proprietatis; variedade < latim varietatis).

Os dicionários de língua portuguesa registam as formas preestabelecer e preestabelecido, sem hífen, pois na sua formação está presente o prefixo pre-, com o qual nunca se usa hífen para fazer a separação do elemento posterior (ex.: prealegar, predefinição, preexistente). Este prefixo está relacionado com o sufixo pré-, que, segundo o Acordo Ortográfico, na base XXIX, exige sempre a utilização do hífen por se tratar de um prefixo com acentuação gráfica (ex.: pré-escolar, pré-histórico, pré-molar).