PT
BR
Pesquisar
Definições



exageros

A forma exagerosé [masculino plural de exageroexagero].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
exageroexagero
|zagê| |zagê|
( e·xa·ge·ro

e·xa·ge·ro

)


nome masculino

1. Acto de exagerar.

2. Representação das coisas de modo a julgá-las maiores do que são.

3. Qualidade do que ultrapassa o que é considerado razoável ou aceitável.

4. Qualidade do que é excessivo. = EXCESSO

5. Diferença entre a realidade e a narrativa. = AMPLIAÇÃO

6. [Retórica] [Retórica] Figura de retórica que corresponde ao exagero com efeitos enfáticos no sentido das palavras ou das frases. = HIPÉRBOLE

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: EXAGERAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de exagerar.
exagerosexageros

Auxiliares de tradução

Traduzir "exageros" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me esclarecessem em que categoria gramatical podemos classificar a locução à espera e qual a melhor forma de dizer: estou à espera de ti ou estou à tua espera.
A locução à espera tem valor de advérbio (ex.: estou à espera há mais de 20 minutos), pelo que se pode classificá-la como uma locução adverbial.

Em relação à segunda questão, que diz respeito à locução prepositiva à espera de, de acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Lindley Cintra e Celso Cunha (p. 327), existem em português certas locuções prepositivas que permitem a substituição do pronome oblíquo tónico (neste caso, o pronome ti), quando antecedido da preposição de, pelo pronome possessivo correspondente (neste caso, o pronome tua). Assim sendo, ambas as construções devem ser consideradas correctas, à semelhança de casos como em frente de ti / à tua frente, em favor de ti / em teu favor ou à mercê de ti / à tua mercê.




Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.