PT
BR
Pesquisar
Definições



esverdeados

A forma esverdeadospode ser [masculino plural de esverdeadoesverdeado] ou [masculino plural particípio passado de esverdearesverdear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esverdearesverdear
( es·ver·de·ar

es·ver·de·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Tornar verde, dar cor verde ou tirante a verde.

esverdeadoesverdeado
( es·ver·de·a·do

es·ver·de·a·do

)


adjectivoadjetivo

Tirante a verde.

esverdeadosesverdeados

Auxiliares de tradução

Traduzir "esverdeados" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.