PT
BR
Pesquisar
Definições



estática

A forma estáticapode ser [feminino singular de estáticoestático] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
estáticaestática
( es·tá·ti·ca

es·tá·ti·ca

)


nome feminino

1. [Física] [Física] Parte da mecânica que trata do equilíbrio das forças.

2. [Radiodifusão, Telecomunicações] [Radiodifusão, Telecomunicações] Ruído crepitante ou sibilante emitido por um sistema de telecomunicações (como rádio ou telefone), geralmente produzido pela electricidade atmosférica.

3. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Acumulação de carga eléctrica num corpo, geralmente com pouca condutividade eléctrica.


estática química

Doutrina do equilíbrio das combinações químicas.

estáticoestático
( es·tá·ti·co

es·tá·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Em estado de repouso, em oposição a dinâmico.

2. Sem se mover. = IMÓVEL, PARADO

3. Da estática ou a ela relativo.

etimologiaOrigem etimológica:grego statikós, -ê, -ón, que faz parar.
Confrontar: extático.

Auxiliares de tradução

Traduzir "estática" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.




A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).