PT
BR
Pesquisar
Definições



estopa

A forma estopapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de estoparestopar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de estoparestopar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
estopaestopa
|ô| |ô|
( es·to·pa

es·to·pa

)


nome feminino

1. Parte grossa do linho que fica no sedeiro quando o assedam.

2. Tecido grosseiro feito de estopa.

3. Fios de carrete para calafetar.

4. Cairo do coco ou outros vegetais filamentosos.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:estopada.
estoparestopar
( es·to·par

es·to·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Encher ou chumaçar com estopa; calafetar.

2. [Figurado] [Figurado] Importunar; maçar.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. Diz-se de um prego curto de cabeça grande, usado a bordo.

estopaestopa

Auxiliares de tradução

Traduzir "estopa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).