PT
BR
Pesquisar
Definições



esqueletizasse

A forma esqueletizassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de esqueletizaresqueletizar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de esqueletizaresqueletizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esqueletizaresqueletizar
( es·que·le·ti·zar

es·que·le·ti·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Deixar ou ficar reduzido ao esqueleto (ex.: o incêndio esqueletizou a viatura; havia um avião a esqueletizar no mato; o crânio é uma das primeiras regiões do corpo a esqueletizar-se).


verbo transitivo

2. Definir o conjunto das linhas ou ideias principais (ex.: esqueletizar o projecto). = DELINEAR, ESBOÇAR

etimologiaOrigem etimológica:esqueleto + -izar.


Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Gostaria de saber a origem da palavra hospital. De onde foi formada?
A palavra hospital deriva do adjectivo latino hospitalis, -e (“que é relativo a hóspede”), usado nas locuções hospitale domus ou hospitale cubiculum (“casa de hóspedes”). A mesma palavra latina deu origem ao francês hôtel, de onde deriva a palavra portuguesa hotel.