Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

esponja

esponjaesponja | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de esponjaresponjar
2ª pess. sing. imp. de esponjaresponjar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·pon·ja es·pon·ja


(latim spongia, -ae)
nome feminino

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Género de animais aquáticos da classe dos celenterados espongiários.

2. Substância porosa e leve que constitui o esqueleto desses animais e que se emprega muito em usos domésticos, por causa da sua propriedade de absorver o líquido em que se mergulha.

3. Utensílio de lavagem feito desse material, natural ou sintético, ou de material semelhante (ex.: esponja de banho; esponja de cozinha).

4. [Botânica]   [Botânica]  Planta da família das mimosáceas, cujas flores têm estames longos avermelhados. = ESPONJEIRA, ESPONJINHA

5. [Botânica]   [Botânica]  Flor da esponjeira.

6. [Figurado]   [Figurado]  Pessoa que consome bebidas alcoólicas em excesso. = BEBERRÃO

7. [Brasil]   [Brasil]  Denominação de uma epizootia.


passar uma esponja sobre
Esquecer, perdoar.


es·pon·jar es·pon·jar

- ConjugarConjugar

(latim spongio, -are, limpar com uma esponja)
verbo transitivo

1. Passar a esponja sobre; lavar com esponja.

2. [Figurado]   [Figurado]  Eliminar, apagar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "esponja" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Na zona inferior do baixo do chapéu, este cogumelo tem uma esponja que se retira quando se pretende cozinhar..

Em Tupiniquim

Ele se sentia como uma esponja de suor ingurgitada..

Em confrariadearton.blogspot.com

ordem para quem quer ser algo mais do que uma simples " esponja " e, pior ainda, um "espanador", multiplicando notícias, informações que pecam por serem falsas...

Em NÓS SOMOS CAPAZES! Nothing to lose,and never to late!

uma verdadeira esponja ..

Em De Rerum Natura

nada custava desculpá-los ou, como alguns ainda dizem, passar a esponja sobre o assunto..

Em TEMPO CONTADO
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se as palavras escritas em letras maiúsculas são acentuadas. Ex.: ÁRVORE.
Na ortografia portuguesa, as palavras têm a mesma acentuação independentemente de serem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas. Assim, se pretender escrever árvore, ébano, ímpeto, óbito, único com inicial maiúscula ou totalmente em maiúsculas, deverá escrever Árvore ou ÁRVORE, Ébano ou ÉBANO, Ímpeto ou ÍMPETO, Óbito ou ÓBITO ou Único ou ÚNICO.

O texto do Acordo Ortográfico, que regula a ortografia do português europeu e que tem regras específicas para o uso de maiúsculas nas bases XXXIX a XLVII, não refere explicitamente este assunto, mas o próprio texto legal contém sempre acentos em maiúsculas, nomeadamente em palavras como "MINISTÉRIO", "Ámon", "Áustria-Hungria", "Nun'Álvares", "Índias" ou no nome do Presidente da República em 1945, "ANTÓNIO ÓSCAR DE FRAGOSO CARMONA".

Outras ortografias de línguas românicas próximas do português, como o espanhol ou o francês, têm o mesmo comportamento. A Real Academia Española (Ortografía de la Lengua Española, Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1999, p. 53) refere explicitamente que as maiúsculas levam acento e que a Academia nunca estabeleceu uma norma em sentido contrário. Quanto ao francês, a tradição escolar costuma ensinar que as maiúsculas podem não ser acentuadas, não sendo essa, no entanto, a posição da Académie Française, que recomenda o uso sistemático das maiúsculas acentuadas; também a União Europeia, no Código de Redacção Interinstitucional relativo ao francês postula que as maiúsculas são, em princípio, sempre acentuadas (http://publications.europa.eu/code/fr/fr-240203.htm).




Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.

pub

Palavra do dia

chi·me·co |é|chi·me·co |é|


(inglês shoemaker, sapateiro)
nome masculino

[Portugal: Madeira, Informal]   [Portugal: Madeira, Informal]  Pessoa de baixa estatura. = BAIXOTE

Confrontar: chumeco.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/esponja [consultado em 29-11-2021]