PT
BR
Pesquisar
Definições



espectro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
espectroespetro ou espectroespectro
|pét| ou |péct| |pét| ou |péct| |péct|
( es·pec·tro es·pe·tro ou es·pec·tro

es·pec·tro

)


nome masculino

1. Imagem fantástica de um morto.

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa magra e lívida.

3. Aquilo que constitui ameaça (ex.: espectro da morte).

4. [Farmácia] [Farmácia] Conjunto de microorganismos ou de infecções em relação aos quais um antibiótico é activo (ex.: antibiótico de largo espectro).

5. [Física] [Física] Registo da dispersão ou distribuição de energia ou radiação.

6. Conjunto de elementos, coisas ou ideias de mesmo género (ex.: é uma perturbação do espectro do autismo; espectro de factores de risco cardiovasculares).


espectro solar

[Física] [Física]  Imagem que se vê na sombra quando a luz do Sol se decompõe através de um prisma.

etimologiaOrigem etimológica:latim spectrum, -i, aparição, forma, imagem.
sinonimo ou antonimo Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: espetro ou espectro.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: espectro.
grafiaGrafia no Brasil:espectro.
grafiaGrafia em Portugal:espetro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "espectro" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.