PT
BR
Pesquisar
Definições



esgazeada

A forma esgazeadapode ser [feminino singular de esgazeadoesgazeado] ou [feminino singular particípio passado de esgazearesgazear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esgazearesgazear
( es·ga·ze·ar

es·ga·ze·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Abrir muito (ex.: esgazear os olhos).

2. Dar uma expressão desvairada ou perturbada (ex.: esgazear o olhar).


verbo intransitivo

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Perder a cor (ex.: a cor do quadro esgazeou). = DESVANECERINTENSIFICAR-SE

etimologiaOrigem etimológica:talvez de es- + gázeo + -ar.
esgazeadoesgazeado
( es·ga·ze·a·do

es·ga·ze·a·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que perdeu a cor ou não tem cor viva (ex.: verde esgazeado). = DESBOTADO, DESLAVADO, DESMAIADO

2. Que mostra espanto, agitação ou perturbação (ex.: ar esgazeado; olhos esgazeados; a criança olhava esgazeada para a figura junto à chaminé).

etimologiaOrigem etimológica:particípio de esgazear.


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.