PT
BR
Pesquisar
Definições



enxova

A forma enxovapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de enxovarenxovar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de enxovarenxovar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
enxovaenxova
|ó| |ó|
( en·xo·va

en·xo·va

)


nome feminino

1. [Antigo] [Antigo] Parte térrea ou lajeada da prisão, rente com a rua, ou abaixo do seu nível.

2. [Antigo] [Antigo] Prisão, geralmente subterrânea. = CALABOUÇO, MASMORRA

3. [Antigo] [Antigo] Espaço muito sujo ou mal arejado. = ENXOVEDO

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ENXOVIA

etimologiaOrigem etimológica: alteração de enxovia.
iconeConfrontar: enchova.
enxovarenxovar
|ò| |ò|
( en·xo·var

en·xo·var

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Antigo] [Antigo] Encerrar em enxova ou masmorra; meter na prisão. = ENCARCERAR, PRENDERDESENCARCERAR, DESENXOVAR, SOLTAR

etimologiaOrigem etimológica: enxova + -ar.
enxova


Dúvidas linguísticas



No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano (ex.: o teu aniversário é em janeiro; prefiro o inverno ao verão), como acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que contecia segundo o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945 (ex.: a festa é no sábado).




Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).