PT
BR
Pesquisar
Definições



entreato

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
entreactoentreatoentreato
|át| |át| |át|
( en·tre·ac·to en·tre·a·to

en·tre·a·to

)


nome masculino

1. Intervalo entre dois actos (de uma representação).

2. Intermédio, monólogo, cançoneta ou curta representação que se executa no mesmo intervalo.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: entreato.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: entreacto.
grafiaGrafia no Brasil:entreato.
grafiaGrafia em Portugal:entreacto.
entreatoentreato

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Como se deve dizer: alcoolemia ou alcoolémia?
Apesar de a forma esdrúxula alcoolémia ser bastante usual hoje em dia, a forma alcoolemia é considerada mais correcta e vernácula, porque segue as regras de acentuação das palavras formadas com o elemento de origem grega –emia (derivado do grego haîma, -atos, que significa “sangue”, a que se junta o sufixo tónico -ia), cujo acento de intensidade recai na sílaba mi.

Embora -emia seja um sufixo formador de palavras do português, esta sequência já surgia em grego em palavras graves como anaimía (que deu origem a anemia) ou euaimía (que deu origem a euemia).

O mesmo se aplica a outras palavras como glicemia/glicémia, hiperemia/hiperémia, septicemia/septicémia, muito frequentemente tomadas como palavras esdrúxulas, mas cuja origem e formação pressupõem a acentuação na penúltima sílaba.