PT
BR
Pesquisar
Definições



entre-eixos

A forma entre-eixosé [masculino plural de eixoeixo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
eixoeixo
( ei·xo

ei·xo

)


nome masculino

1. Linha recta (real ou imaginária) que divide em duas partes iguais ou simétricas os corpos ou as superfícies.

2. Linha em torno da qual um corpo executa ou pode executar um movimento de rotação.

3. Linha recta imaginária que passa pelo centro da alma de uma arma, do fuste de uma coluna, etc.

4. Linha longitudinal que divide uma faixa de rodagem em dois sentidos de circulação (ex.: eixo da via).

5. [Botânica] [Botânica] Órgão central dos vegetais.

6. [Geometria] [Geometria] Linha que divide ao meio certas figuras geométricas.

7. [Mecânica] [Mecânica] Peça em torno da qual gira o cubo de uma roda.

8. [Mecânica] [Mecânica] Peça longa de uma máquina, de secção circular que suporta outros elementos que giram sobre ela.

9. Linha que divide longitudinalmente uma rua em duas partes iguais (ex.: para virar à esquerda, coloque-se no eixo da via).

10. [Jogos] [Jogos] Jogo ou brincadeira em que cada um salta por cima de outros que estão colocados, com o corpo dobrado e a cabeça para a frente e para baixo, a distâncias iguais.

11. [Figurado] [Figurado] Ponto principal.


eixo de involução\

[Geometria] [Geometria]  Recta em que têm a sua intersecção outras rectas que unem pontos homólogos.

etimologiaOrigem etimológica:latim axis, -is.
entre-eixosentre-eixos

Auxiliares de tradução

Traduzir "entre-eixos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.
No português de Portugal é aceite a dupla conjugação do verbo negociar nas formas do presente do indicativo (negocio/negoceio, negocias/negoceias, negocia/negoceia, negociam/negoceiam), do presente do conjuntivo (negocie/negoceie, negocies/negoceies, negocie/negoceie, negociem/negoceiem) e do imperativo (negocia/negoceia, negocie/negoceie, negociem/negoceiem), ao contrário do português do Brasil, que apenas permite a conjugação com a vogal temática -i- e não com o ditongo -ei- (negocio, negocias, etc.).

A mesma diferença de conjugação entre as duas normas do português (europeia e brasileira) apresentam os verbos derivados de negociar (desnegociar, renegociar), bem como os verbos agenciar, cadenciar, comerciar, diligenciar, licenciar, obsequiar e premiar.




Qual a forma correcta: frequência do quarto ou frequência no quarto ano?
O substantivo frequência é geralmente seguido da preposição de (ou das suas contracções), como indica o Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjectivos (25.ª ed., São Paulo: Globo, 2000), de Francisco Fernandes, e como atestam pesquisas efectuadas em corpora e em motores de busca da Internet.