Significado de entrapar-vo-las

    A forma entrapar-vo-laspode ser [infinitivo de entraparentrapar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de entraparentrapar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de entraparentrapar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de entraparentrapar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de entraparentrapar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    entraparentrapar
    ( en·tra·par

    en·tra·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cobrir com trapos; embrulhar em trapos.

    2. Emplastrar.

    etimologiaOrigem:en- + trapo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    entrapar | v. tr.

    Cobrir com trapos; embrulhar em trapos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "entrapar-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Estou em dúvida quanto a acentuação gráfica das seguintes palavras: côa (verbo) e coa. Gostaria de saber porque uma é acentuada e a outra não e seus respectivos significados. Gostaria também de outros dois exemplos semelhantes, podem ser paroxítonas.