PT
BR
Pesquisar
Definições



ensaião-de-pasta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ensaião-de-pastaensaião-de-pasta
( en·sai·ão·-de·-pas·ta

en·sai·ão·-de·-pas·ta

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta suculenta (Aeonium glandulosum) da família das crassuláceas, de caule curto, com folhas carnudas dispostas em roseta e flores amarelas dispostas em panícula, endémica do arquipélago da Madeira.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Planta suculenta (Aeonium glandulosum) da família das crassuláceas, de caule curto, com folhas carnudas dispostas em roseta e flores amarelas dispostas em panícula, endémica do arquipélago da Madeira.Imagem = ENSAIÃO, PASTINHA, SAIÃO

etimologiaOrigem etimológica: ensaião + de + pasta.
vistoPlural: ensaiões-de-pasta.
iconPlural: ensaiões-de-pasta.
ensaião-de-pasta ensaião-de-pasta

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


O FLIP4 considera errado contraofensiva, propondo contra-ofensiva. Todavia, segundo o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa de 1990 ainda em vigor, pode ver-se na sua BASE XVI, Art.º 1.º, Alínea b) que a vossa proposta está errada. De facto, diz-se ali (só se emprega o hífen nos seguintes casos) «Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular [...], semi-interno.»


Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?