Significado de engodar-se-tos

    A forma engodar-se-tospode ser [infinitivo de engodarengodar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de engodarengodar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de engodarengodar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de engodarengodar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de engodarengodar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    engodarengodar
    ( en·go·dar

    en·go·dar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Atrair com engodo.

    2. Enganar ardilosamente.

    etimologiaOrigem:engodo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "engodar-se-tos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    arrastão | n. m.

    Esforço para arrastar....


    cevo | n. m.

    Isca (para caça ou pesca)....


    ilécebra | n. f.

    Esforço para atrair. (Mais usado no plural.)...


    lambugem | n. f.

    Iguaria muito apetitosa....


    chamarisco | n. m.

    Aquilo que serve para atrair ou chamar a atenção....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "engodar-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.