PT
BR
Pesquisar
Definições



energética

A forma energéticapode ser [feminino singular de energéticoenergético] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
energéticaenergética
( e·ner·gé·ti·ca

e·ner·gé·ti·ca

)


nome feminino

1. Parte da ciência que se dedica ao estudo da energia.

2. [Filosofia, Química] [Filosofia, Química] Teoria que concebe a energia quer como princípio de física, quer, mais amplamente, como substância de que se faz o mundo.

3. Empresa que produz ou distribui energia eléctrica, gás ou outra fonte de energia (ex.: a medida foi aprovada pelos acionistas da energética).

etimologiaOrigem etimológica:feminino de energético.
energéticoenergético
( e·ner·gé·ti·co

e·ner·gé·ti·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a energia (ex.: economia energética; fontes energéticas).

2. Relativo a energética.

3. Que fornece ou é relativo à energia calórica (ex.: balanço energético; barra energética; bebida energética).

etimologiaOrigem etimológica:francês énergétique, do grego energêtikós, -ê, -ón, que é capaz de agir sobre, activo, eficaz.

Auxiliares de tradução

Traduzir "energética" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.