Significado de encrostava-se-ta

    A forma encrostava-se-tapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de encrostarencrostar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de encrostarencrostar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encrostarencrostar
    ( en·cros·tar

    en·cros·tar

    )
    Conjugação:unipessoal.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    Criar crosta. = COSCORAR

    etimologiaOrigem:en- + crosta + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    encrostar | v. tr., intr. e pron.

    Criar crosta....


    coscorar | v. tr., intr. e pron.

    Formar ou ganhar crosta....


    encoscorar | v. tr. | v. tr., intr. e pron.

    Encarquilhar, encrespar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "encrostava-se-ta" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?


      Na definição da palavra "vinil" (https://dicionario.priberam.org/vinil), no ponto 3 apresentam o seguinte texto:
      "Disco fonográfico feito desse material (ex.: tinha todos os vinis do seu músico preferido)."
      Ora, esta palavra (vinis) simplesmente não existe. Assim como é errado usar a palavra vinil para se referir a um disco de vinil. Vinil é apenas o material do qual os discos são feitos. O exemplo que apresentam é muito usado actualmente, mas infelizmente está incorrecto. Assim, o termo certo para se referir a este fonograma é "disco" ou "disco de vinil". Nunca "um vinil" e muito menos "os vinis".