Significado de encantonem-vo-lo

    A forma encantonem-vo-lopode ser [terceira pessoa plural do imperativo de encantonarencantonar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de encantonarencantonar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encantonarencantonar
    ( en·can·to·nar

    en·can·to·nar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    O mesmo que encantoar.

    etimologiaOrigem:en- + francês canton, cantão + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "encantonem-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Eu posso usar a palavra amiguíssima? Recebi um texto de um autor desconhecido que contém esta palavra: "Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amiguíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las." Coloquialmente é errado falar/escrever esta palavra?


      Verifiquei que o dicionário Priberam já foi adequado às novas regras de ortografia vigentes e que a palavra pára-lamas é grafada para-lamas depois de aplicado o Acordo Ortográfico. No entanto, no dicionário consta que a palavra paraquedas fica grafada junta, o que parece ser um contrassenso com a palavra para-lamas.