Significado de encanelem-vo-las

    A forma encanelem-vo-laspode ser [terceira pessoa plural do imperativo de encanelarencanelar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de encanelarencanelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    encanelarencanelar
    ( en·ca·ne·lar

    en·ca·ne·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dobrar em canelas.

    2. Fazer canelas em; acanelar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "encanelem-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      A minha dúvida é a respeito da etimologia de determinadas palavras cuja raiz é de origem latina, por ex. bondade, sensibilidade, depressão, etc. No Dicionário Priberam elas aparecem com a terminação nominativa mas noutros dicionários parece-me que estão na terminação ablativa e não nominativa. Gostaria que me esclarecessem.