Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

emproado

emproadoemproado | adj.
masc. sing. part. pass. de emproaremproar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

em·pro·a·do em·pro·a·do


adjectivo
adjetivo

1. Aproado.

2. [Figurado]   [Figurado]  Orgulhoso; vaidoso; insolente; soberbo.


em·pro·ar em·pro·ar

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Voltar a proa de (um navio).

verbo intransitivo

2. Aproar.

3. Abalroar de proa.

verbo pronominal

4. [Figurado]   [Figurado]  Ensoberbecer-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "emproado" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

sendo atilada, expedita, divertida e bastante funcional alternativa à ausência do emblemático, emproado , grande chefe da irrequieta e, ainda-por-cima, autoconvencida família instalada em sede palaciana/residencial de...

Em A Quinta Lusitana

pandemia no outro lado do Atlântico começa a ser de um moralismo emproado já a roçar o ridículo..

Em ultimoreduto.pt

Parecia emproado , mas é muito acessível, simpático, diz o Rafael no dia seguinte..

Em MINHA P

Percebe-se que Proença, notoriamente, emproado , vislumbre um futuro radioso agora que a Liga apresenta uma nova imagem..

Em O INDEFECTÍVEL

...no elevado altar da sua distinta veneração pessoal, ali está ele, em pessoa, altivo, emproado

Em A Quinta Lusitana
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o aumentativo de balão (de ar) e de bala (de chupar).
O uso expressivo do grau aumentativo gera por vezes formas pouco frequentes, nem sempre registadas nos principais dicionários de língua, o que não invalida a sua boa formação. Assim, os substantivos balão e bala podem formar os aumentativos balãozão e balazona, respectivamente, ainda que relativamente informais. É ainda possível gerar outros aumentativos, seguindo processos igualmente regulares da língua para esse efeito; por exemplo, bala pode formar o aumentativo masculino balão (tal como boca e cadeira formam os aumentativos bocão e cadeirão), mas, como esta forma é homónima do substantivo masculino balão (“invólucro que contém ar”), é ambígua e pode originar má interpretação. Alternativamente, pode também utilizar adjectivos que traduzam a ideia de grandeza, como, por exemplo, grande ou enorme: bala enorme, balão grande, etc.



Gostaria que me explicassem melhor quando se deve utilizar obrigado ou obrigada. Devo eu, sendo mulher, dizer sempre obrigada?
Obrigado é um adjectivo que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, geralmente um favor ou uma amabilidade” e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido. Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que fossem usuais construções semelhantes a Estou-lhe obrigado ou Ela ficou-lhe obrigada ou ainda Estamos muito obrigados pelo favor que nos fez, mas estas construções não são frequentes na língua contemporânea.

Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso adjectival, e por isso muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural. No entanto, é possível considerar obrigado uma interjeição, pois nada há que justifique tratar-se de um adjectivo, quando usado isoladamente. Neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, a forma a usar deverá ser única -obrigado -, independentemente do género ou número do sujeito que fala. Este caso de obrigado como interjeição poderá então aproximar-se de outros casos em que um adjectivo original perde a flexão e passa a constituir uma interjeição (ex.: Aplaudo essa proposta; apoiado! Óptimo; adorei os resultados! Pronto, meninas, vamos embora!).

Como conclusão, pode dizer-se que uma mulher pode agradecer de forma correcta com obrigada (utilizando um adjectivo que concorda em género e número com o sujeito falante) ou com obrigado (utilizando uma interjeição, que é invariável), mas um homem só deverá agradecer com obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição.

pub

Palavra do dia

ad·vo·ca·tó·ri·o ad·vo·ca·tó·ri·o


(latim advocatus, -a, -um, particípio passado de advoco, -are, advogar + -ório)
adjectivo
adjetivo

1. Que serve para advogar ou defender.

2. Relativo a advocacia (ex.: honorários advocatórios).


SinónimoSinônimo Geral: ADVOCATÍCIO

Confrontar: avocatório.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/emproado [consultado em 19-05-2022]