Significado de emplastar-se-lho

    A forma emplastar-se-lhopode ser [infinitivo de emplastaremplastar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de emplastaremplastar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de emplastaremplastar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de emplastaremplastar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de emplastaremplastar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    emplastaremplastar
    ( em·plas·tar

    em·plas·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Colocar emplastos em.

    verbo transitivo e pronominal

    2. [Por extensão] [Por extensão] Revestir(-se), como se se cobrisse de emplasto.

    = SinónimoSinônimo geral: EMPLASTRAR

    etimologiaOrigem:emplasto + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    emplastar | v. tr. | v. tr. e pron.

    Colocar emplastos em....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "emplastar-se-lho" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho dúvidas quanto ao significado do termo "desalargar" dado pelo dicionário. Não sou nenhum especialista na língua portuguesa, mas penso que desalargar não significa "alargar, tornar mais largo". Para mim, faz mais sentido o oposto, até porque o prefixo deste verbo ("des-"), tanto quanto sei, nega o verbo alargar; ou estou enganado?


      No corrector do Flip 7 defrontei-me com um erro assinalado em "karateca". Por outro lado "carateca" não é considerado como erro. Em português de Portugal, isto a fazer fé no dicionário de Português da Porto Editora, o praticante de "karaté" é um "karateca". Ao que parece, no Brasil, um praticante de "karaté" é um "carateca". Portanto acho que a palavra "karateca" deveria ser incluída no léxico de português de Portugal, e deveria ser eliminada a palavra "carateca" por pertencer ao léxico brasileiro. É óbvio que isto tem a ver com opções difíceis na grafia das palavras de origem estrangeira.