PT
BR
Pesquisar
Definições



empandeirardes

A forma empandeirardespode ser [segunda pessoa plural do futuro do conjuntivo de empandeirarempandeirar] ou [segunda pessoa plural infinitivo flexionado de empandeirarempandeirar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
empandeirarempandeirar
( em·pan·dei·rar

em·pan·dei·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar pando ou bojudo. = ENFUNAR, INCHAR

2. Encher ou encher-se de comida. = EMPACHAR, EMPANZINAR, ENFARTAR


verbo transitivo

3. [Informal] [Informal] Fazer cair em logro ou mentira (ex.: conseguiu empandeirar toda a gente). = ENGANAR, LOGRAR, LUDIBRIAR

4. [Informal] [Informal] Gastar de maneira excessiva ou descontrolada (ex.: empandeirou o dinheiro todo). = DESBARATAR, DISSIPAR, ESBANJARECONOMIZAR, POUPAR

5. Desfazer-se, descartar-se de.

6. [Gíria] [Gíria] Matar.

7. [Gíria] [Gíria] Levar para a prisão. = PRENDER

etimologiaOrigem etimológica:em- + pando + -eiro + -ar.

empandeirardesempandeirardes

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual seria a pronúncia correta de besta (animal quadrúpede) e beste (arma para arremessar setas) ? A pronúncia seria a mesma?
As formas besta (animal quadrúpede) e besta [não beste, como refere] (arma para arremessar setas) são homógrafas, i. e., escrevem-se da mesma forma mas têm pronúncias diferentes: besta (arma) pronuncia-se com /é/ (bésta) e besta (quadrúpede) pronuncia-se com /ê/ (bêsta).



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).