PT
BR
Pesquisar
Definições



embocará

Será que queria dizer embocara?

A forma embocaráé [terceira pessoa singular do futuro do indicativo de embocarembocar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
embocarembocar
( em·bo·car

em·bo·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr na boca um instrumento de sopro, para o tocar.

2. Chegar à boca.

3. Enfrear (o cavalo).

4. Entrar (por embocadura ou lugar estreito).

5. Pôr ou levar à boca (para beber).


embocar a ave

Meter-se a comida no bico.

embocaráembocará

Auxiliares de tradução

Traduzir "embocará" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Se seis meses é um semestre, como se designam cinco meses?
Tal como é referido na resposta quinquimestral, o prefixo de origem latina quinqui- (que indica a noção de “cinco”) é bastante produtivo, sendo possível formar a palavra quinquimestre para designar um período de cinco meses. Esta palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas a sua formação respeita as regras morfológicas da língua portuguesa.