Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

embira

embiraembira | n. f.
embiraembira | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

em·bi·ra em·bi·ra 2


(origem duvidosa)
nome feminino

[Brasil: Sul]   [Brasil: Sul]   [Entomologia]   [Entomologia]  Designação dada às lagartas de várias espécies de mariposas que têm pêlos urticantes que podem libertar toxinas perigosas. = TATARANA, TATURANA


em·bi·ra em·bi·ra 1


(tupi 'mbïra)
nome feminino

1. [Botânica]   [Botânica]  Nome comum dado a qualquer fibra vegetal que serve de liame, ou é matéria-prima para cordoaria ou tecido grosseiro.

2. [Botânica]   [Botânica]  Nome de algumas árvores anonáceas que produzem essas fibras.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...em que impera a individualidade , é uma história de crescimento e superação pessoal, embira possivelmente não pelas melhores razões..

Em As Leituras do Pedro

...uma flecha numa rodela de palha envolvida pela casca verde de uma árvore chamada embira ..

Em A Mat

candongas acabava na rua da amargura, lá encontrando, encafifada, muita gente na embira , que não tinha nem para matar o bicho;;

Em Alice Alfazema

Um bom mineiro não laça boi com embira , não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no

Em Jornal À Janela

administrativas informáticas que, até agora, regularizaram estatisticamente muitos processos, embira ainda não todos os que há que regularizar..

Em oficialdejustica.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Solicito a Vossa Senhoria a gentileza de nos informar o significado da palavra costumizados.
Como em tantos outros casos de estrangeirismos, o termo costumizados (coexiste a grafia menos aportuguesada customizados) resulta da influência do Inglês, neste caso, do adjectivo customized que significa "feito ou alterado de acordo com especificações, requisitos individuais". Apesar de ser muito usado nas áreas de informática, tecnologia e serviços, o uso deste anglicismo é desaconselhado, sendo preferível a utilização de personalizados ou individualizados. O mesmo é válido para os restantes membros da família: costumizar/personalizar, costumização/personalização, etc.
pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/embira [consultado em 21-05-2022]