Significado de embasava-se-nos

    A forma embasava-se-nospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de embasarembasar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de embasarembasar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    embasarembasar
    ( em·ba·sar

    em·ba·sar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer o embasamento de. = ENVASAR

    verbo transitivo e pronominal

    2. Basear ou basear-se em fundamentos (ex.: embasou o trabalho nas teses de um autor pouco conhecido).

    etimologiaOrigem:en- + base + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    embasamento | n. m.

    Parte inferior e mais larga de um edifício ou de uma coluna....


    embasar | v. tr. | v. tr. e pron.

    Fazer o embasamento de....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "embasava-se-nos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Jogos paralímpicos está correcto? Se os jogos são olímpicos, porque surgiram em Olímpia, na Grécia, não se deveriam chamar Jogos Paraolímpicos ou Para-olímpicos? Está correcto este esquecimento da letra o? O comité internacional usa paralympic, mas isso é na língua deles (inglês). Os brasileiros e os italianos usam paraolimpico. Os espanhóis agora também andam a usar paralimpicos. Estaremos a seguir a mania dos espanhóis ou dos ingleses?