PT
BR
Pesquisar
Definições



eflorescência

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
eflorescênciaeflorescência
( e·flo·res·cên·ci·a

e·flo·res·cên·ci·a

)
Imagem

BotânicaBotânica

Espécie de cera, com aparência de pó muito fino, que cobre alguns frutos (como as ameixas, os mirtilos ou as uvas), folhas e outros órgãos de certas plantas.


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Formação das flores.

2. [Botânica] [Botânica] Espécie de cera, com aparência de pó muito fino, que cobre alguns frutos (como as ameixas, os mirtilos ou as uvas), folhas e outros órgãos de certas plantas.Imagem = POLVILHO, PRUÍNA

3. [Ecologia] [Ecologia] Grande aumento da concentração de algas num sistema aquático (ex.: as eflorescências de algas tóxicas são uma ameaça à saúde pública e causam prejuízos à pesca e aquacultura). = FLORAÇÃO, FLORESCÊNCIA, FLORESCIMENTO

4. Espécie de bolor (nas paredes húmidas).

5. [Química] [Química] Depósito, geralmente esbranquiçado, de sais solúveis no solo, em rochas ou na superfície de paredes, chão ou tecto, resultante da evaporação das águas.

6. [Medicina] [Medicina] Pequena erupção na pele.

etimologiaOrigem etimológica:latim efflorescentia, -ae, plural neutro de efflorescens, -entis, particípio presente de effloresco, -ere, florescer.

eflorescênciaeflorescência

Auxiliares de tradução

Traduzir "eflorescência" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.