PT
BR
Pesquisar
Definições



eduziram

A forma eduzirampode ser [terceira pessoa plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de eduzireduzir] ou [terceira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de eduzireduzir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
eduzireduzir
( e·du·zir

e·du·zir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Pouco usado] [Pouco usado] Retirar de algo. = DEDUZIR, EXTRAIR

etimologiaOrigem etimológica:latim educo, -ere, conduzir para fora, tirar, fazer sair, levar.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.