Significado de dotem-se-tas

    A forma dotem-se-taspode ser [terceira pessoa plural do imperativo de dotardotar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de dotardotar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    dotardotar
    ( do·tar

    do·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Dar dote a.

    2. Estabelecer dotação a.

    3. [Figurado] [Figurado] Exornar, ornar, prendar, conceder (o que é bom).

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "dotem-se-tas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ambivalente | adj. 2 g.

    Que é dotado de ambivalência....


    dotado | adj.

    Que recebe ou recebeu dote....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "dotem-se-tas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Aqui temos um bairro muito tradicional chamado Pampulha, cujo nome remete a um bairro lisboeta, também chamado Pampulha ou Pampulhosa, na freguesia de Santos, segundo algumas enciclopédias (Portuguesa e Brasileira e outras). Gostaria de contar com sua ajuda para saber a origem desta palavra, se é de origem latina (relativa a pamphilli - família imperial romana), se tem origem árabe ou se é do português arcaico (pam - pão).