Significado de distratem-se-tos

    A forma distratem-se-tospode ser [terceira pessoa plural do imperativo de distratardistratar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de distratardistratar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    distratardistratar
    ( dis·tra·tar

    dis·tra·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Tornar nulo (pacto ou tratado). = DESFAZER

    etimologiaOrigem:distrato + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: destratar.

    Esta palavra no dicionário

    distrate | n. m.

    Rescisão de pacto ou ajuste....


    distrato | n. m.

    Rescisão de pacto ou ajuste....


    destratar | v. tr.

    Tratar mal ou insultar....


    distratar | v. tr.

    Tornar nulo (pacto ou tratado)....


    estornar | v. tr.

    Retificar uma conta mal lançada....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "distratem-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se escrever ou dizer o termo deve de ser é correcto? Eu penso que não é correcto, uma vez que neste caso deverá dizer-se ou escrever deverá ser... Vejo muitas pessoas a usarem este tipo de linguagem no seu dia-a-dia e penso que isto seja uma espécie de calão, mas já com grande influência no vocabulário dos portugueses em geral.


      Negocia ou negoceia? Em português de Portugal, a 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo é negocia ou negoceia? Aprendi na escola (portuguesa) e sempre disse negoceia e qual o meu espanto que aqui, na Priberam, aparece o vocábulo negocia na conjugação do verbo. Como no corrector de português de Portugal a expressão Ele negocia não apresenta erro, deduzo que as duas formas estarão correctas. Se por aqui, no Brasil, o termo usado é negocia, pergunto qual o termo que um português deve aplicar.