Significado de disparata-vo-lo

    A forma disparata-vo-lopode ser [segunda pessoa singular do imperativo de disparatardisparatar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de disparatardisparatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    disparatardisparatar
    ( dis·pa·ra·tar

    dis·pa·ra·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Dizer ou fazer disparates.

    2. Exaltar-se com alguém, falando de modo irritado (ex.: começou a disparatar com a esposa à frente de toda a gente). = ESPINGARDAR

    etimologiaOrigem:disparate + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "disparata-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    comprido | adj.

    Mais longo que o preciso, o natural, ou o ordinário....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "disparata-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      Gostaria de saber se o emprego do verbo ir na frase abaixo está correto: Vocês irão? De acordo com o futuro do presente do indicativo a conjugação seria: eu irei, tu irás, ele irá, nós iremos, vós ireis, eles irão. Portanto, irão é a forma verbal do futuro do presente do indicativo para a terceira pessoa do plural e não para a segunda pessoa do plural. Não é isso?