PT
BR
Pesquisar
Definições



didelfiídeo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
didelfiídeodidelfiídeo
( di·del·fi·í·de·o

di·del·fi·í·de·o

)


adjectivoadjetivo

1. [Zoologia] [Zoologia] Relativo aos didelfiídeos. = DIDELFÍDEO


nome masculino

2. [Zoologia] [Zoologia] Espécime dos didelfiídeos. = DIDELFÍDEO

didelfiídeos


nome masculino plural

3. [Zoologia] [Zoologia] Família de mamíferos da ordem dos marsupiais, de pequeno a médio porte, com focinho alongado e cauda preênsil, a que pertence o gambá. = DIDELFÍDEOS

etimologiaOrigem etimológica:didelfo + -i- + -ídeo.


Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o grau superlativo absoluto sintético das seguintes palavras: velho, esperto, forte e mau.
Os adjectivos velho, esperto, forte e mau flexionam no grau superlativo absoluto sintético como velhíssimo, espertíssimo, fortíssimo e malíssimo/péssimo, respectivamente.



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.